segunda-feira, 13-01-2014.

CLDS+ de Rio Maior assinado

A Câmara Municipal de Rio Maior, o Instituto da Segurança Social e o Centro de Educação Especial “O Ninho” assinaram, no passado dia 7 de Janeiro, o Contrato Local de Desenvolvimento Social+ de Rio Maior.

Presentes na assinatura do contrato estiveram Isaura Morais, Presidente da Câmara de Rio Maior, Tiago Leite, Diretor Regional de Santarém do Instituto da Segurança Social, e Alberto da Cruz Barreiros e Maria Salomé Cameiro, em representação de “O Ninho”.

O contrato, válido por 24 meses, resulta do apoio do Município de Rio Maior a uma candidatura do Centro de Educação Especial “O Ninho”, que será a entidade coordenadora e responsável pela gestão dos 344.498,85€ de financiamento e pela implementação no terreno das diversas ações a executar, que constam do Plano aprovado também pelo ISS.

O Programa CLDS+ tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza, especialmente a infantil, da exclusão social em territórios vulneráveis, envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades. Tem igualmente especial atenção na concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade.

Este Programa é financiado por fundos estruturais em conformidade com a legislação nacional e comunitária aplicável, designadamente ao Fundo Social Europeu (FSE) e por verbas provenientes dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais.

Uma das primeiras iniciativas a entrar em funcionamento, ao abrigo deste programa, será o Espaço 3E, uma loja de âmbito social a funcionar no 1º andar do Mercado Municipal de Rio Maior, que sofreu obras de adaptação para o efeito.